Durigan na China: reunião com Dilma e Fórum de Finanças Verdes

O ministro da Fazenda, Dario Durigan, participou nesta quarta-feira, 24, da abertura do Fórum de Finanças Verdes Brasil-China em Xangai. No evento, ele também discursou no lançamento da cooperação para conectividade dos mercados de capitais entre os dois países.
Durigan fez ainda uma visita institucional ao Novo Banco de Desenvolvimento (NDB) para uma reunião com a ex-presidente Dilma Rousseff, que chefia a instituição financeira de fomento.
A viagem do ministro para a China tem o objetivo de avançar em negociações do Plano de Bonds do Tesouro Nacional e também para divulgar os leilões do Eco Invest. A ideia foi utilizar a visita bilateral de Durigan ao país asiático para maximizar a efetividade de viagens que já aconteceriam das equipes do Eco Invest e do Tesouro Nacional, da equipe que negocia o plano de bonds.
Sobre isso, o governo brasileiro trabalha com a possibilidade de fazer novas emissões de títulos na Ásia, incluindo a China, como continuidade da estratégia de diversificar suas captações fora do dólar. O próprio ministro da Fazenda afirmou na Câmara dos Deputados que o plano é aproveitar a construção de relações com países asiáticos para acessar esses mercados.
Durigan citou China, Japão, Vietnã e Índia como exemplos. "Estamos prevendo fazer emissão de título na China, na Ásia também, aproveitando a boa relação com o Japão, Vietnã, China, Índia, que temos construído", disse ele.


